Análise de rotas e pesquisas de alternativas

Nem sempre a menor distância entre localidades é a mais segura. A melhor estrada pavimentada pode ser uma armadilha (sob aspectos de traçados) para o perfil do veículo, quando possui curvas acentuadas, serras, excessos de lombadas, aglomerações urbanas, buracos etc.

 

Veículos de carga ou de passageiros, possuem limitações de equilíbrio em curvas e muitas vezes, numa rotatória um simples km/h adicional seja suficiente para um tombamento. Cargas com CG centro de gravidade, elevado são mais sujeitos à um tombamento. Ônibus double deck, carretas altas, tanques, containers, betoneiras, cargas de madeira entre outros.

 

A pesquisa prévia de rotas eventuais ou permanentes juntamente com os aspectos de segurança patrimonial, perfazem uma rota alternativa que mesmo com alguns quilômetros adicionais  possam significar menores riscos com acidentes.

 

Com a criação de “rotogramas”, quando houver alternativas, as escolhas serão mais tecnicamente formuladas para menor exposição aos riscos globais. É fundamental que as alternativas tenham validação pela Segurança Patrimonial quanto aos riscos de crimes e exposições aos riscos que possam não ser liberados pelas seguradoras.

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