Sistemas de Gestão Ambiental - Requisitos com Orientação para Uso

NBR ISO 14001:2015

A rigor, pode-se questionar o que há em comum com o SGA Sistema de Gestão Ambiental com a Gestão da Segurança Viária?

 

A resposta positiva é baseada nos requisitos de responsabilidade ambiental em todas as fases de processo ou produção na organização.

 

Se por exemplo, for contratado um veículo para prestar serviços para a organização, esse veículo deve ser avaliado na sua condição de segurança e qualidade suficientes para não provocar em nome da contratante, que responde solidariamente, por acidentes, danos ambientais e emissões indevidas por falhas na manutenção.

 

Um acidente, associado às consequências socioambientais e jurídicas, provoca impacto no Sistema de Gestão Ambiental dentro do escopo que aborda a saúde ocupacional.

 

Há uma estreita relação entre a Qualidade e a Saúde Ocupacional, duas outras normas que já mencionamos neste Folder.

 

Gestão integrada, como é muito comum atualmente, envolvem duas ou mais Normas que fazem parte da Diretriz Corporativa.

 

Responder à sociedade com a Certificação dessas Normas é sem dúvida um ganho em Compliance e de Responsabilidade mantida pela Alta Direção por minimizar impactos negativos, principalmente envolvendo pessoas.

 

Um tombamento de veículo onde o óleo flui para um manancial, mesmo sendo poucos litros, é suficiente para um processo gigantesco pelos organismos ambientais, tais como IBAMA e Prefeituras locais. A imagem prejudicada da empresa, as multas que são muito elevadas, são as principais consequências.

 

Motoristas conscientes, treinados para uma direção segura, tem menores probabilidades de envolvimento em acidentes.

ISO 14001

O Verde além das simples imagens deve ser fundamentado em sustentação efetiva  e demonstrada por um gerenciamento consistente

HOME

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now