ISO 14001
NBR ISO 14001:2015
Sistemas de Gestão Ambiental - Requisitos com Orientação para Uso
A rigor, pode-se questionar o que há em comum com o SGA Sistema de Gestão Ambiental com a Gestão da Segurança Viária?
A resposta positiva é baseada nos requisitos de responsabilidade ambiental em todas as fases de processo ou produção na organização.
Se por exemplo, for contratado um veículo para prestar serviços para a organização, esse veículo deve ser avaliado na sua condição de segurança e qualidade suficientes para não provocar em nome da contratante, que responde solidariamente, por acidentes, danos ambientais e emissões indevidas por falhas na manutenção.
Um acidente, associado às consequências socioambientais e jurídicas, provoca impacto no Sistema de Gestão Ambiental dentro do escopo que aborda a saúde ocupacional.
Há uma estreita relação entre a Qualidade e a Saúde Ocupacional, duas outras normas que já mencionamos neste Folder.
Gestão integrada, como é muito comum atualmente, envolvem duas ou mais Normas que fazem parte da Diretriz Corporativa.
Responder à sociedade com a Certificação dessas Normas é sem dúvida um ganho em Compliance e de Responsabilidade mantida pela Alta Direção por minimizar impactos negativos, principalmente envolvendo pessoas.
Um tombamento de veículo onde o óleo flui para um manancial, mesmo sendo poucos litros, é suficiente para um processo gigantesco pelos organismos ambientais, tais como IBAMA e Prefeituras locais. A imagem prejudicada da empresa, as multas que são muito elevadas, são as principais consequências.
Motoristas conscientes, treinados para uma direção segura, tem menores probabilidades de envolvimento em acidentes.