ISO 45001
NBR ISO 45001:2018
Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional - Requisitos com Orientação para Uso
Lançada em Março de 2018, a NBR ISO 45001:2018 reúne requisitos para Saúde e Segurança Operacional, substituindo a OHSAS 18001:2007 cancelada em 04/05/2018 a qual possui maiores adequações com as necessidades dos últimos anos em governança e sustentabilidade.
No capítulo 10 das Melhorias, podemos destacar a cláusula 10.2 que trata de Acidente, Não conformidade e Ação Corretiva.
“A organização deve ter um processo para relatar e investigar acidentes e outras não conformidades e, para tomar medidas para corrigi-las e lidar com suas consequências.
Processos separados podem existir para investigação de acidentes e revisão das não conformidades, ou podem ser combinados com um único processo.
É imperativo que a análise da causa raiz seja realizada no acidente ou não conformidade, a fim de tomar as medidas adequadas para evitar uma recorrência”
USA - Teneessee - Memphis - Urban Bus III |
---|
Carreta quimicos |
vacinar |
Verificação da pressão sanguínea |
Cone de tráfego |
Trabalhador fêmea |
Trabalhador fêmea de sorriso |
trabalhador da construção |
Pelo enunciado da cláusula em questão, dentre às muitas mais que a organização que possui sua gestão dentro da ISO 45001, fica claro a obrigatoriedade da empresa manter um excelente domínio das ações corretivas e preventivas, assim como efetivos mecanismos de investigação das causas que levaram a um incidente ou acidente.
Uma excelente disposição que de certo modo leva a reflexão do sistema aeronáutico.
A segurança é provida por redundâncias e procedimentos exaustivamente ensaiados e testados. Ocorrendo um incidente, o fato é analisado em profundidade investigativa até se chegar à causa raiz.
A partir da confirmação da causa ou causas, o mundo todo adota mecanismos compulsórios para que o evento não mais recorra, ao menos pela mesma causa. Aeronaves ficam no solo e empresas arcam com prejuízos operacionais mas, vidas e patrimônios são preservados. Obviamente o mundo da aviação está muito superior que a realidade limitada na segurança da mobilidade urbana, no mundo todo. Mas, com bom senso e inovação, muitas empresas podem se espelhar e adequar procedimentos parecidos.
Na Norma 45001 de certo modo, essa realidade está presente, pois torna imperativa a análise da causa raiz de um incidente para evitar a sua recorrência.
A capacitação desses procedimentos pode ser provida pela Consultoria, satisfazendo a esse requisito e melhor do que isso, efetivamente adotar a empresa do compromisso de melhoria em nome da Segurança Viária e Ocupacional.