Pelo enunciado da cláusula em questão, dentre às muitas mais que a organização que possui sua gestão dentro da ISO 45001, fica claro a obrigatoriedade da empresa manter um excelente domínio das ações corretivas e preventivas, assim como efetivos mecanismos de investigação das causas que levaram a um incidente ou acidente.

ISO 45001

Lançada em Março de 2018, a NBR ISO 45001:2018 reúne requisitos para Saúde e Segurança Operacional, substituindo a OHSAS 18001:2007 cancelada em 04/05/2018 a qual possui maiores adequações com as necessidades dos últimos anos em governança e sustentabilidade.

 

No capítulo 10 das Melhorias, podemos destacar a cláusula 10.2 que trata de Acidente, Não conformidade e Ação Corretiva.

“A organização deve ter um processo para relatar e investigar acidentes e outras não conformidades e, para tomar medidas para corrigi-las e lidar com suas consequências.

 

Processos separados podem existir para investigação de acidentes e revisão das não conformidades, ou podem ser combinados com um único processo.

 

É imperativo que a análise da causa raiz seja realizada no acidente ou não conformidade, a fim de tomar as medidas adequadas para evitar uma recorrência”

Uma excelente disposição que de certo modo leva a reflexão do sistema aeronáutico.

A segurança é provida por redundâncias e procedimentos exaustivamente ensaiados e testados. Ocorrendo um incidente, o fato é analisado em profundidade investigativa até se chegar à causa raiz.

A partir da confirmação da causa ou causas, o mundo todo adota mecanismos compulsórios para que o evento não mais recorra, ao menos pela mesma causa. Aeronaves ficam no solo e empresas arcam com prejuízos operacionais mas, vidas e patrimônios são preservados. Obviamente o mundo da aviação está muito superior que a realidade limitada na segurança da mobilidade urbana, no mundo todo. Mas, com bom senso e inovação, muitas empresas podem se espelhar e adequar procedimentos parecidos.

Na Norma 45001 de certo modo, essa realidade está presente, pois torna imperativa a análise da causa raiz de um incidente para evitar a sua recorrência.

 

A capacitação desses procedimentos pode ser provida pela Consultoria, satisfazendo a esse requisito e melhor do que isso, efetivamente adotar a empresa do compromisso de melhoria em nome da Segurança Viária e Ocupacional.

Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional - Requisitos com Orientação para Uso

NBR ISO 45001:2018

USA - Teneessee - Memphis - Urban Bus III

USA - Teneessee - Memphis - Urban Bus III

Carreta quimicos

Carreta quimicos

vacinar

vacinar

Verificação da pressão sanguínea

Verificação da pressão sanguínea

Cone de tráfego

Cone de tráfego

Trabalhador fêmea

Trabalhador fêmea

Trabalhador fêmea de sorriso

Trabalhador fêmea de sorriso

trabalhador da construção

trabalhador da construção

HOME

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now