ISO 9001

NBR ISO 9001:2015

Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos

Diferente das versões anteriores desde 1987, a Edição de 2015 incluiu em seus requisitos um capítulo específico e mandatório para a Gestão de Riscos e Oportunidades.

 

Não restam dúvidas que para as organizações que se utilizem de veículos nas suas atividades, em especial veículos de grande porte, assumem elevados riscos que devem ser mensurados quanto aos impactos das não-conformidades e a contrapartida das oportunidades que seguem em paralelo.

 

Essa estratégia difere as empresas com gestão de melhoria contínua bem implementada, com seu ciclo PDCA ativo e amplamente difundido interna e externamente.

 

Nossa Consultoria possui mecanismos para a formatação dos manuais e guias de evidências nesse sentido, conforme as politicas da organização.

Obviamente todos os demais requisitos para implementação são aderentes e concorrem com os resultados da Qualidade na excelência nas atividades corporativas.

A Segurança é produto da Qualidade.

Não pode haver Segurança confiável sem uma Gestão da Qualidade definida.

Na Cláusula 6.1 - Ações para abordar Riscos e Oportunidades, verificamos o sub item 6.1.1

Hipótese de riscos em transportadoras ou congêneres

Ao planejar o Sistema de Gestão da Qualidade, a organização deve considerar as questões referidas em 4.1 e os requisitos referidos em 4.2, e determinar os riscos e oportunidades que precisam ser abordados para:

a) Assegurar que o Sistema de Gestão da Qualidade possa alcançar seus resultados pretendidos;

b) Elevar efeitos desejados;

c) Prevenir, ou reduzir, efeitos indesejados;

d) Alcançar melhoria.

Riscos associados

Hipótese de oportunidades em transportadoras ou congêneres

Melhor posicionamento no mercado como resultado de intensificação dos treinamentos e gestão na Segurança Viária com motoristas próprios e contratados, além de melhorias no Gerenciamento de Riscos de modo abrangente.

  • Sinistros

  • Ocorrências com acidentes de veículos em diversas extensões de gravidade

  • Saques

  • Incêndios

  • Furtos e desvios de produtos

  • Roubos

  • Paralisações (greves. movimentos)

  • Assaltos e crimes diversos;

Política da Qualidade e Filosofia Corporativa

Não são simples palavras, mas o significado do pensamento organizacional que flui pela empresa de modo global, encabeçada pela Alta Direção e disseminada amplamente a todos os níveis de colaboradores e subcontratados.

Um excelente subsídio para que a Política da Qualidade contenha em seu enunciado direto ou indireto a preservação da Segurança dentro dos objetivos corporativos.

HOME

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now